segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Receita : Bolo de Limão Siciliano e Iogurte

Oi gente, hoje a tarde pesquisando receitas para fazer um bolo com limão siciliano, encontrei essa que achei super atrativa. Bolo de Limão Siciliano e Iogurte. Ele fica leve, cítrico (amo), e suuuuper macio e fofinho. Eu fiz em uma forma muito larga, então ele não ficou tão alto. Se você preferir que fique mais alto, faça em uma forma menor ou dobre a receita :)

Ingredientes : 
5 ovos
1 xícara e 1/2 de açúcar
4 colheres (de sopa) de manteiga ou margarina derretida (pode-se usar óleo)
200g de iogurte natural (eu utilizei o natural com sementes de linhaça)
Raspas da casca de 1 limão siciliano
Suco de 1 limão siciliano
2 xícaras e meia de trigo
1 colher de fermento químico 
1/2 xícara de água

Cobertura :
2 colheres de açúcar de confeiteiro (eu usei o comum, por isso não ficou o creme branco)
1 colher e 1/2 de suco de limão siciliano

Modo de preparo : 
Bata as claras em neve na batedeira (ou se conseguir, na mão, rs) até dar aquele ponto bem firme, adicione 1/2 xícara de açúcar, continue batendo, reserve. Bata as gemas e o açúcar até formar um creme fofo e esbranquiçado. Junte a margarina derretida, o iogurte, as raspas e o suco do limão, meia xícara de água e vá adicionando o trigo. Desligue a batedeira, adicione a colher de fermento químico, misture e vá adicionando as claras em neve e mexendo delicadamente até que estejam completamente misturadas a massa. Despeje em uma forma untada e enfarinhada, leve em forno médio/alto, pré-aquecido, com a temperatura média de 200º/220ºc. Asse em média de 35 a 45 minutos (dependendo do formato da forma). Nunca abra o forno antes de completar 30 minutos assando. 

Cobertura : 
No caso do açúcar de confeiteiro, vá adicionando aos poucos o limão ate formar uma pastinha branca, jogue por cima do bolo já frio e deixe escorrer pelas laterais para dar um 'toque', rs. Eu não tinha o açúcar de confeiteiro, poderia ter feito um merengue, mas quis algo mais rústico. Misturei 2 colheres de açúcar a 1 colher de limão siciliano, mexi bem e passei por cima do bolo.  Fica uma delícia. 

Resultado 





As receitas que li : AQUI e AQUI
O que vocês acharam ? 
Quem fizer, por favor, me conte como ficou :)
Beijos, espero que tenham gostado.